Avaliação do conhecimento de Graduandos do curso de Odontologia sobre o uso de fluoretos em Odontopediatria
um estudo coorte
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e01Palavras-chave:
Odontopediatria, Fluoretos, Educação, Estudantes de odontologiaResumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento de Graduandos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FOUFMG) quanto às indicações de uso de fluoretos em crianças.
Materiais e métodos: Em 2015, dois grupos de estudantes foram convidados a participar do estudo: Grupo 1 (G1)- 78 alunos do 1º período- e Grupo 2 (G2)- 72 alunos do 9º período (baseline). Em 2016, o G1 participou da reaplicação do mesmo questionário e a amostra de alunos recuperada foi de 66 graduandos (tempo 2 – T2). Foi realizada análise estatística dos dados usando os Testes Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e McNemar.
Resultados: Comparando as respostas, houve diferenças de resposta em todas as questões entre G1 em baseline e G2 (p<0,05). O conhecimento entre G1 no T2 e G2 foi semelhante (p>0,05). As respostas foram diferentes entre G1 em baseline e G1 em T2(p<0,05), mostrando uma melhora do conhecimento para os mesmos alunos.
Conclusões: No geral, pode-se dizer que ainda há uma defasagem no conhecimento, visto que muitas questões foram respondidas de maneira insatisfatória.
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