Traumatismo dentário na dentição decídua e condição socioeconômica
uma revisão crítica da literatura
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e08Resumo
Objetivo: Verificar a associação entre a condição socioeconômica e o traumatismo dentário em crianças na dentição decídua.
Métodos: Foi realizada uma busca bibliográfica na base de dados PubMed, seguindo uma estratégia de combinação de palavras-chave. Não houve restrição em relação ao ano de publicação, tipo de estudo e o local em que foi realizado. A seleção dos estudos foi realizada em duas etapas: através do processo de leitura dos títulos e resumos, e em seguida, por meio da obtenção e leitura dos artigos completos selecionados.
Resultados: De um total de 94 artigos encontrados, 16 foram selecionados para a revisão de literatura. Desses, 13 preencheram todos os critérios metodológicos analisados. A maioria dos estudos foram realizados no Brasil. A idade das crianças não ultrapassou os seis anos. Associações estatisticamente significantes entre a prevalência do traumatismo dentário na dentição decídua e condição socioeconômica foram encontradas em quatro artigos.
Conclusão: A maioria dos estudos não encontrou associação entre o traumatismo dentário na dentição decídua com a condição socioeconômica.
Descritores: Traumatismos dentários. Classe social. Fatores socioeconômicos. Pré-escolar.