Qualidade de relatos de revisões sistemáticas sobre traumatismo dentário: overview

Autores

  • Caroline Miki Ota Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Josiane Ferreira Corteleti Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Thaís Gimenez Universidade Ibirapuera
  • Murilo Fernando Neuppmann Feres Universidade de São Paulo
  • José Carlos Pettorossi Imparato Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Saul Martins Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danilo Antônio Duarte Faculdade de Odontologia da Associação de Cirurgiões Dentistas

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e10

Resumo

Objetivo: Realizar uma overview relacionada ao assunto traumatismo em dentes decíduos e permanentes, bem como analisar a qualidade metodológica e o risco de viés dos trabalhos incluídos (PROSPERO CRD42018107840).

Métodos: Este trabalho foi conduzido de acordo com o Preferred Reporting Items for Overviews (PRIO). A estratégia de busca foi aplicada nas bases de dados eletrônicas PubMed, WebScience, Embase, Cochrane e Scopus; que incluiu publicações até outubro de 2020, sem restrição de ano e idioma. Foram avaliados os critérios de elegibilidade: trabalhos com enfoque em lesões traumáticas dentárias; apresentar termo “revisão sistemática” (RS) e/ou “meta-análise” no título ou resumo, critérios de elegibilidade, técnicas sistematizadas para coleta e análise de dados, e instrumentos para avaliação da qualidade dos estudos incluídos; identificar as bases de dados utilizadas na pesquisa; abranger o assunto: traumatismo de dentes permanentes e/ou decíduos ou tecidos de suporte. Foi realizada a avaliação da qualidade das RSs utilizando o Assessment of Multiple Systematic Reviews (AMSTAR2) e averiguada a aderência do artigo ao Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os resultados foram analisados pelo Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) a fim de classificar a certeza da evidência científica e avaliado o risco de viés pelo ROBIS.

Resultados: Foram identificados 2.561 trabalhos, sendo 2.469 excluídos, totalizando 92 artigos incluídos. Nota-se que a partir do ano de 2018 os trabalhos apresentaram melhor qualidade metodológica. E a maioria dos trabalhos apresentaram certeza da evidência científica alta pelo sistema GRADE modificado, e risco de viés baixo pela ferramenta ROBIS.

Conclusão: As revisões sistemáticas e meta-análises incluídas apresentaram dificuldade no processo de estruturação metodológica atribuindo, em média, certeza da evidência científica alta para o GRADE, como também risco de viés baixo pelo ROBIS.

Descritores: Traumatismos dentários. Revisão. Dentição permanente. Dente decíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Caroline Miki Ota, Corteleti, J. F., Gimenez, T., Feres, M. F. N., Imparato, J. C. P. ., Paiva, S. M. ., & Duarte, D. A. . (2021). Qualidade de relatos de revisões sistemáticas sobre traumatismo dentário: overview. Arquivos Em Odontologia, 57, 87–105. https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e10

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)