NECESSIDADES SENTIDA E OBSERVADA

SUAS INFLUÊNCIAS NA SATISFAÇÃO DE PACIENTES E PROFISSIONAIS

Autores

  • Alessandra Bomfim Usual Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Aline Alves Araujo Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Fernanda Vaz de Melo Diniz Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Marisa Maia Drumond Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Necessidade sentida, Necessidade observada, Satisfação

Resumo

A concepção de necessidade sentida tem sido discutida na literatura em contraponto a necessidade observada. Em geral, nos serviços de saúde, a necessidade normativa se sobrepõe a necessidade sentida.Essa questão tem motivado iniciativas de construção de novos modelos.O objetivo deste trabalho foi detectar compatibilidades e incompatibilidades entre as expectativas do paciente ao procurar o tratamento (necessidade sentida) e o planejamento proposto e realizado pelo profissional (necessidade observada), e a influência desses elementos na satisfação de ambos. Foram realizadas entrevistas em um Centro de Saúde da rede pública, em um consultório particular e em uma clinica conveniada. Participaram deste estudo pacientes adultos e dentistas. Foram estabelecidas categorias relacionadas a presença de satisfação do paciente e do profissional com o tratamento proposto e realizado.Concluiu-se, no grupo estudado, que a satisfação de pacientes e profissionais com o tratamento executado não esteve relacionada com o sistema de atendimento e que a satisfação dos pacientes esteve relacionada ao atendimento das necessidades sentidas, a informação e esclarecimento sobre as necessidades observadas pelo profissional e a criação de vínculos entre o paciente e o profissional de forma que o primeiro se sinta acolhido e cuidado. A satisfação dos profissionais esteve relacionada ao planejamento e execução do tratamento compatíveis com os princípios normativos e científicos e a satisfação de seu paciente. O acolhimento dos usuários, a escuta de suas necessidades e o planejamento a partir da percepção das necessidades sentidas e observadas, contribui para a criação de vínculos entre dentistas e pacientes e para a satisfação de ambos com o atendimento prestado.

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Publicado

2016-03-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NECESSIDADES SENTIDA E OBSERVADA: SUAS INFLUÊNCIAS NA SATISFAÇÃO DE PACIENTES E PROFISSIONAIS. (2016). Arquivos Em Odontologia, 42(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3399

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