UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGROFLORESTAIS NA FORMULAÇÃO DE SUBSTRATO RENOVÁVEL PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Corymbia citriodora
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de mudas de Corymbia citriodora produzidas em substrato comercial (SC), e em formulações de bagaço de cana-de-açucar (BC) com moinha de carvão vegetal (MC) em diferentes proporções. Foram avaliadas cinco formulações de substratos: SC; BC; BC/MC (6/4, v:v); BC/MC (7/3, v:v); e BC/MC (8/2, v:v). Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado constando de cinco tratamentos e cinco repetições. Decorridos 105 dias da instalação do estudo, avaliou-se os parâmetros: altura da parte aérea; diâmetro do colo; relação altura da parte aérea /diâmetro de colo; biomassa seca da parte aérea, radicial e total; e o Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Os resultados evidenciaram, de maneira geral, que as formulações constituídas por BC/MC apresentaram os melhores resultados na avaliação dos parâmetros morfológicos e no IQD, em relação ao SC e ao BC, podendo ser alternativa viável na produção de mudas de C. Citriodora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.