Nutrição e imunidade em animais de companhia
Palavras-chave:
Cães. Gatos. Defesas orgânicas. Imunonutrição.Resumo
Em animais de companhia, estudos recentes ressaltam a importância dos nutrientes na modulação de funções orgânicas fisiológicas, no suporte terapêutico de algumas patologias e na promoção de bem-estar, sendo que todos estes conceitos estão associados, de maneira direta ou indireta, à manutenção de um status imunológico ideal. Para o correto funcionamento do sistema imune é necessário que o animal esteja devidamente nutrido, sem que este esteja sofrendo de nenhuma carência nutricional ou doença de base. Sabe-se que a nutrição afeta a resposta imunológica em vários aspectos dentre os quais destacam-se a nutrição das células do sistema imunológico, a nutrição dos agentes patogênicos, a modificação da resposta dos leucócitos e a influencia sobre a microbiota intestinal. A nutrição desempenha papel importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo. A função de certos nutrientes que têm efeito no sistema imune ou anti-inflamatório vem sendo muito estudada nestas duas ultimas décadas e a esta linha de pesquisa deu-se o nome de imunonutrição. O objetivo da presente revisão será descrever os possíveis mecanismos de ação de vários nutrientes, entre os quais proteínas e aminoácidos, vitaminas e minerais, ácidos graxos e prebióticos, particularmente os mananoligosacarídeos e os beta glucanos, na imunidade dos animais de companhia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.