O agronegócio e a economia brasileira no pós-1985: A evolução bifrontal e seus aspectos estruturais, positivos e negativos
Palavras-chave:
Brasil. Agronegócio. Evolução. Estrutura. Exportações. Impactos.Resumo
O artigo analisa a evolução da agropecuária brasileira após 1985, destacando sua dupla polaridade, composta pela agricultura patronal e pela agricultura familiar. Considera as atividades produtivas que mais foram expandidas e suas características estruturais (concentração fundiária, empregos e ocupações etc). Aborda a importância das exportações do agronegócio para a economia brasileira, destacando quais são as cadeias que mais exportam e quais os produtos mais vendidos, relacionando isto com as exportações de outros bens e com as importações pelo agronegócio. Finalmente, indica os aspectos que podem ser considerados como positivos e como negativos seja no tocante a mencionada bipolaridade, seja no tocante aos processos analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.