Potencial forrageiro de Tithonia diversifolia na alimentação Animal
Palavras-chave:
Ruminantes. Suplementação. Girassol mexicano. Proteína bruta. Pastagem.Resumo
A Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. Gray é objeto de estudo de pesquisadores em diversas áreas, devido ao seu potencial de múltiplo uso. países tropicais e subtropicais, principalmente, da África, Ásia e América Latina aproveitam a T. diversifolia na alimentação animal, adubação do solo, fabricação de remédios, entre outros. No caso da alimentação animal, é crescente o interesse por espécies vegetais alternativas que produzam grande quantidade de biomassa com qualidade, adicionalmente deve apresentar características que permitam a adaptação às mudanças climáticas recentes. Nesse contexto, o presente trabalho reúne informações sobre as características botânicas e agronômicas, origem e distribuição e resultados de pesquisas sobre os diversos usos da T. diversifolia com ênfase para a sua utilização na alimentação animal. As informações são apresentadas de forma interligada e crítica favorecendo uma avaliação mais holística sobre a T. diversifolia. Tais informações são fundamentais, pois são escassos na literatura trabalhos sobre tal espécie, principalmente, como fonte de alimento para animais, o que dificulta bastante a difusão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.