Comportamento ingestivo de novilhos suplementados a pasto no período seco: Aspectos do bocado
Palavras-chave:
Novilhos. Pastagem seca. Suplementação.Resumo
Objetivou-se avaliar os aspectos de bocados no comportamento ingestivo de novilhos mestiços suplementados com diferentes níveis de suplementação, 0,3 ou 0,6% do peso corporal, em pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu no período das secas. O experimento foi conduzido na fazenda Princesa do Mateiro, município de Ribeirão do Largo, Bahia. Foram utilizados 20 novilhos mestiços castrados ¹/2 Holandes-Zebu, com média de 24 meses de idade e peso corporal médio inicial de 371 ± 13,02 kg. Distribuídos pelo delineamento inteiramente casualizado, dez repetições nos tratamentos que consistem em dois níveis de suplementações protéico/energéticas 0,3% e 0,6% do peso corporal por dia. A taxa e a massa de bocado (P>0,05) não foram influenciadas pelo nível de suplementação utilizada. O número de bocados por deglutição e o tempo gasto para deglutir não foram afetados (P>0,05) pelos diferentes níveis de suplementação. Assim como não foi verificada diferença (P>0,05) no número de bocados por dia entre os tratamentos. Isso pode ser explicado pela ausência de diferenças no tempo de pastejo. As variáveis comportamentais de taxa, massa, número e tempo de bocado não apresentaram influências causadas pelos diferentes níveis de suplementação testados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.