Microalga Schizochytrium sp. em Rações para Tilápia do Nilo
Palavras-chave:
Algas. Aquicultura. Nutrição de Peixes. Ômega 3. Plâncton. Tailandesa.Resumo
Objetivou-se avaliar o desempenho de juvenis de tilápia do Nilo alimentadas com rações contendo a alga Schizochytrium sp., adicionada em diferentes níveis. Foram utilizadas 240 tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus), distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições e doze peixes por aquário. Os alevinos foram alimentados com cinco dietas com a mesma composição nutricional, sendo a dieta controle isenta de Schizochytrium sp. e as outras quatro com inclusão de 10, 20, 30 e 40g de Schizochytrium sp. kg-1. Os peixes foram alimentados quatro vezes ao dia até a saciedade, evitando sobras de alimento. Aos 56 dias, as seguintes variáveis de desempenho foram obtidas: consumo de ração, peso final, ganho de peso, conversão alimentar, biomassa final e sobrevivência. Os resultados foram comparados utilizando-se ANOVA. Houve efeito linear para o peso final, ganho de peso, biomassa final, ganho de biomassa e sobrevivência. Para os outros parâmetros de desempenho não foram observados diferenças. Conclui-se que a inclusão de 40 g de Schizochytrium sp. kg-1 na ração melhora o desempenho de tilápia do Nilo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.