A inseminação artificial em bovinos no norte de Minas Gerais: uma abordagem parcial
Palavras-chave:
Biotecnologias. Inseminação artificial em tempo fixo. Pecuária.Resumo
Objetivou-se determinar o perfil de pecuaristas do norte de Minas Gerais, quanto ao conhecimento da inseminação artificial, sua utilização e tipo de inseminação utilizada. O delineamento utilizado foi pesquisa exploratória, que considerou aspectos quantitativos (f e %) de respostas oriundas de um questionário semi-estruturado, utilizado para entrevistar criadores de gado de corte e leite no norte do estado de Minas Gerais. O procedimento de análise dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva em planilha eletrônica do Excel. Foram entrevistados 27 produtores da região do norte de Minas, sendo que 63% e 29,6% eram criadores de gado de corte e leite respectivamente. Cerca de 7,4% dos entrevistados se dedicam as duas atividades. 96,3% dos entrevistados declarou conhecer a técnica, demonstrando que essa biotecnologia, já está difundida na região. Quanto à utilização da técnica de inseminação, 40,74% dos entrevistados afirmam utilizar em suas propriedades, enquanto 59,26% declararam não utilizar. Conclui-se que os produtores do norte de Minas Gerais possuem conhecimento da técnica de inseminação artificial, sendo apenas 3,7% diz não ter conhecimento. 40,74% dos produtores que afirmaram utilizar alguma técnica de inseminação, 18,52% usam a inseminação convencional, 7,40% utilizam a inseminação artificial em tempo fixo e 14,81% utilizam as duas técnicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.