Avaliação da dinâmica ovariana de fêmeas bovinas
Palavras-chave:
Ciclicidade. IATF. Pós-parto.Resumo
Um dos principias fatores que afetam os índices produtivos e reprodutivos é o baixo índice de fêmeas cíclicas (com presença de corpo lúteo), o que influencia significativamente na taxa de eficiência reprodutiva, contribuindo assim para o prolongamento do anestro. A intenção da avaliação de uma dinâmica ovariana conta com o intuito de identificar o percentual de vacas ciclando e em anestro pós-parto. Objetivou-se neste estudo avaliar a taxa de prenhez em um programa de Inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em fêmeas cíclicas e não cíclicas. Foram utilizadas 847 fêmeas multíparas, onde as mesmas após avaliação da dinâmica folicular, foram caracterizadas como fêmeas cíclicas (presença de CL) e fêmeas acíclicas (ausência de CL). Em seguida iniciou-se o protocolo de IATF. Verificou-se maior taxa de prenhez em animais ciclando quando comparado com animais em anestro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.