Avaliação dos níveis de ruído emitidos por equipamentos eletrorrurais utilizados na produção de ração e processamento de forragem
Palavras-chave:
Ergonomia. Máquinas agrícolas. Ruído.Resumo
Os níveis de ruído emitidos por equipamentos eletrorrurais, quando acima do permitido, são prejudiciais à saúde humana. Outro fator de extrema importância é a Máxima Exposição Diária permissível a este nível de ruído. Neste trabalho foi avaliado o nível de ruído emitido por equipamentos eletrorrurais utilizados no processamento de alimentação animal segundo a Norma NR-15 e os valores comparados com a respectiva Norma. Utilizou-se um decibelímetro digital da marca Skill-Tec modelo SKDEC-01, com resolução de 0,1 dB e precisão de 1,5 dB nos circuitos de resposta lenta (Slow) e de equalização (A) na escala dB(A). Foram avaliados um desintegrador, um misturador de ração e uma ensiladora sob condições normais de uso no dia a dia. As medições foram feitas com o aparelho posicionado a 0, 1, 2, 3, 4 e 5 m de distância das máquinas. Também foi medido o nível de ruído de fundo (com os equipamentos desligados). Os valores foram confrontados com os respectivos tempos de Máxima Exposição Diária àquele ruído. A ensiladora foi a máquina que obteve nível de ruído mais alto, seguida pelo desintegrador. O misturador de ração não apresentou risco de exposição diária devido aos níveis de ruído apresentado. O tempo máximo de exposição diária ao lado da ensiladora sem o uso de protetor auricular foi de 45 min e do desintegrador de 1 h e 15 min. Há a necessidade do uso de protetores auriculares para o manuseio da ensiladora e do desintegrador no processamento de alimentação animal.
Referências
LONGUI, F. C.; FERNANDES, L. S.; RINALDI, P. C. N. Níveis de ruído emitidos por diferentes equipamentos em uma fábrica de ração. Engenharia na Agricultura, Viçosa, MG, v.17, n.6, p. 446-453, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/index.php/reveng/article/viewFile/155/85> Acesso em: 29 de set. 2016.
NR 15 - NORMA REGULAMENTADORA 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15.htm. Acesso em: 28 de set. 2016.
OLIVEIRA JÚNIOR, A.; ALVES, G. S.; CUNHA, J. P. A. R. Avaliação dos níveis de ruído emitido por um trator agrícola em diferentes operações mecanizadas. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, GO, v.7, n.12; p. 1-13, 2011. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/agrarias/avaliacao%20dos%20niveis.pdf> Acesso em: 29 de set. 2016.
VENTUROLI, F. et al. Avaliação do nível de ruído em marcenarias no Distrito Federal, Brasil. R. Bras. Eng. Agríc. Ambiental, Campina Grande, PB, v.7, n.3, p.547-551, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v7n3/v7n3a23.pdf> Acesso em: 29 de set. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.