Nutrição e imunidade em animais de companhia
Keywords:
Cães. Gatos. Defesas orgânicas. Imunonutrição.Abstract
Em animais de companhia, estudos recentes ressaltam a importância dos nutrientes na modulação de funções orgânicas fisiológicas, no suporte terapêutico de algumas patologias e na promoção de bem-estar, sendo que todos estes conceitos estão associados, de maneira direta ou indireta, à manutenção de um status imunológico ideal. Para o correto funcionamento do sistema imune é necessário que o animal esteja devidamente nutrido, sem que este esteja sofrendo de nenhuma carência nutricional ou doença de base. Sabe-se que a nutrição afeta a resposta imunológica em vários aspectos dentre os quais destacam-se a nutrição das células do sistema imunológico, a nutrição dos agentes patogênicos, a modificação da resposta dos leucócitos e a influencia sobre a microbiota intestinal. A nutrição desempenha papel importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo. A função de certos nutrientes que têm efeito no sistema imune ou anti-inflamatório vem sendo muito estudada nestas duas ultimas décadas e a esta linha de pesquisa deu-se o nome de imunonutrição. O objetivo da presente revisão será descrever os possíveis mecanismos de ação de vários nutrientes, entre os quais proteínas e aminoácidos, vitaminas e minerais, ácidos graxos e prebióticos, particularmente os mananoligosacarídeos e os beta glucanos, na imunidade dos animais de companhia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.