ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Roberto Valdés Puentes Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

Escola, Didática desenvolvimental, Formação do pensamento teórico, Teoria da atividade, Psicologia histórico-cultural

Resumo

O artigo discute, sob a base da filosofia marxista e da psicologia histórico-cultural, escola e didática numa perspectiva que tem no desenvolvimento integral do estudante sua tese fundamental. O texto percorre conceitos que, em sua globalidade, estabelecem os princípios que norteiam essa concepção de educação e de ensino, baseada na formação do pensamento teórico: educação, escola, desenvolvimento, pensamento teórico, didática desenvolvimental, atividade de ensino e aprendizagem, entre outros. Fundamenta o campo conceitual da escola e da didática desenvolvimental, a partir da sistematização e análise desses conceitos e das relações a eles intrínsecas. Esse constructo permite afirmar que a didática desenvolvimental tem o ensino intencional como seu objeto, a aprendizagem como condição e o desenvolvimento das neoformações e da personalidade integral do estudante como objetivo. Sob esse enfoque, depreende-se, pois, que a didática se projeta e se efetiva na relação indissociável ensino-aprendizagem-desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Educação (UNIMEP), docente do PPGED/FACED/UFU. Área de pesquisa: didática e formação de professores. E-mail: robertopuentes@faced.ufu

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação Escolar (UNESP), docente do PPGED/FACED/UFU, pesquisadora PPM/FAPEMIG; consultora ad hoc do CNPq. Área de pesquisa: didática, processos de ensino-aprendizagem e formação de professores. E-mail: andrea@faced.ufu.br

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Puentes, R. V., & Longarezi, A. M. (2023). ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21060

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