ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Roberto Valdés Puentes Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Palabras clave:

Escola, Didática desenvolvimental, Formação do pensamento teórico, Teoria da atividade, Psicologia histórico-cultural

Resumen

O artigo discute, sob a base da filosofia marxista e da psicologia histórico-cultural, escola e didática numa perspectiva que tem no desenvolvimento integral do estudante sua tese fundamental. O texto percorre conceitos que, em sua globalidade, estabelecem os princípios que norteiam essa concepção de educação e de ensino, baseada na formação do pensamento teórico: educação, escola, desenvolvimento, pensamento teórico, didática desenvolvimental, atividade de ensino e aprendizagem, entre outros. Fundamenta o campo conceitual da escola e da didática desenvolvimental, a partir da sistematização e análise desses conceitos e das relações a eles intrínsecas. Esse constructo permite afirmar que a didática desenvolvimental tem o ensino intencional como seu objeto, a aprendizagem como condição e o desenvolvimento das neoformações e da personalidade integral do estudante como objetivo. Sob esse enfoque, depreende-se, pois, que a didática se projeta e se efetiva na relação indissociável ensino-aprendizagem-desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

    Doutor em Educação (UNIMEP), docente do PPGED/FACED/UFU. Área de pesquisa: didática e formação de professores. E-mail: robertopuentes@faced.ufu

  • Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação
    Doutora em Educação Escolar (UNESP), docente do PPGED/FACED/UFU, pesquisadora PPM/FAPEMIG; consultora ad hoc do CNPq. Área de pesquisa: didática, processos de ensino-aprendizagem e formação de professores. E-mail: andrea@faced.ufu.br

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];29(1). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21060

Artículos más leídos del mismo autor/a