FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE TDIC: UMA QUESTÃO EM ABERTO
Palavras-chave:
formação de professores, licenciatura, tecnologiasResumo
Apresenta-se uma pesquisa que teve por objetivo geral investigar se a formação do professor que atuará na Educação Básica contém conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sob qual paradigma pedagógico os mesmos se articulam. A análise documental realizada contemplou inicialmente as grades curriculares e os projetos de ensino de 123 cursos de três universidades públicas paulistas. Delimitado este campo, pelos critérios modalidade do curso, formação para a Educação Básica e ocorrência de TDIC em disciplinas obrigatórias, passou-se à análise dos projetos pedagógicos de seis cursos da Área de Exatas de uma dessas universidades. A análise realizada sobre os currículos formais indicou a existência de disciplinas obrigatórias e optativas com ocorrência de TDIC, sendo estas últimas mais numerosas. A análise realizada sobre os projetos pedagógicos evidenciou os cursos de Matemática como aqueles que incluem em seus projetos a formação do professor para o uso das TDIC.Downloads
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