FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE TDIC: UMA QUESTÃO EM ABERTO
Keywords:
formação de professores, licenciatura, tecnologiasAbstract
Apresenta-se uma pesquisa que teve por objetivo geral investigar se a formação do professor que atuará na Educação Básica contém conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sob qual paradigma pedagógico os mesmos se articulam. A análise documental realizada contemplou inicialmente as grades curriculares e os projetos de ensino de 123 cursos de três universidades públicas paulistas. Delimitado este campo, pelos critérios modalidade do curso, formação para a Educação Básica e ocorrência de TDIC em disciplinas obrigatórias, passou-se à análise dos projetos pedagógicos de seis cursos da Área de Exatas de uma dessas universidades. A análise realizada sobre os currículos formais indicou a existência de disciplinas obrigatórias e optativas com ocorrência de TDIC, sendo estas últimas mais numerosas. A análise realizada sobre os projetos pedagógicos evidenciou os cursos de Matemática como aqueles que incluem em seus projetos a formação do professor para o uso das TDIC.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.