FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE TDIC: UMA QUESTÃO EM ABERTO
Palabras clave:
formação de professores, licenciatura, tecnologiasResumen
Apresenta-se uma pesquisa que teve por objetivo geral investigar se a formação do professor que atuará na Educação Básica contém conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sob qual paradigma pedagógico os mesmos se articulam. A análise documental realizada contemplou inicialmente as grades curriculares e os projetos de ensino de 123 cursos de três universidades públicas paulistas. Delimitado este campo, pelos critérios modalidade do curso, formação para a Educação Básica e ocorrência de TDIC em disciplinas obrigatórias, passou-se à análise dos projetos pedagógicos de seis cursos da Área de Exatas de uma dessas universidades. A análise realizada sobre os currículos formais indicou a existência de disciplinas obrigatórias e optativas com ocorrência de TDIC, sendo estas últimas mais numerosas. A análise realizada sobre os projetos pedagógicos evidenciou os cursos de Matemática como aqueles que incluem em seus projetos a formação do professor para o uso das TDIC.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.