FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE TDIC: UMA QUESTÃO EM ABERTO

Autores/as

  • Rosemara Lopes Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Monica Fürkotter Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palabras clave:

formação de professores, licenciatura, tecnologias

Resumen

Apresenta-se uma pesquisa que teve por objetivo geral investigar se a formação do professor que atuará na Educação Básica contém conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sob qual paradigma pedagógico os mesmos se articulam. A análise documental realizada contemplou inicialmente as grades curriculares e os projetos de ensino de 123 cursos de três universidades públicas paulistas. Delimitado este campo, pelos critérios modalidade do curso, formação para a Educação Básica e ocorrência de TDIC em disciplinas obrigatórias, passou-se à análise dos projetos pedagógicos de seis cursos da Área de Exatas de uma dessas universidades. A análise realizada sobre os currículos formais indicou a existência de disciplinas obrigatórias e optativas com ocorrência de TDIC, sendo estas últimas mais numerosas. A análise realizada sobre os projetos pedagógicos evidenciou os cursos de Matemática como aqueles que incluem em seus projetos a formação do professor para o uso das TDIC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosemara Lopes, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, SP. Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Monica Fürkotter, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciências Matemáticas pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Lopes, R., & Fürkotter, M. (2023). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE TDIC: UMA QUESTÃO EM ABERTO. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21260

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.