A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS BRAFITEC E ENGENHEIRO 3I PARA O APERFEIÇOAMENTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE
BRAFITEC AND 3I (INDUSTRY, INNOVATION AND INTERCULTURALITY)
Palavras-chave:
Brafitec; Engenheiro 3i; Internacionalização.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é comparar os Programas Engenheiro 3i com o Brésil France Ingénieur Technologie (Brafitec), quanto aos países envolvidos, as instituições participantes, aos cursos envolvidos, ao financiamento ofertado, as exigências do idioma, o trabalho em equipe, a presença de empresa parceira, o conteúdo e a certificação. Trata-se de um estudo documental de natureza qualitativa. Os resultados mostram que ambos os programas atuam no Brasil e na França com exclusividade para os cursos de engenharia. O Programa Engenheiro 3i nasceu em 2017, entre duas universidades, tem financiamento apenas do lado francês, o aluno é trilíngue, trabalha em equipe com colegas selecionados do país origem e do estrangeiro e tem uma empresa parceria e atuando nos dois países. O Programa Brafitec nasceu em 2002, várias universidades do Brasil e da França estão envolvidas, os participantes têm financiamento, o aluno é bilíngue, o trabalho em equipe entre os membros selecionados não é exigência do Programa e não há a presença de empresa fazendo parte do programa. Conclui-se que entre os programas há mais diferenças que similaridades, isso significa que um programa complementa o outro. O Programa Brafitec tem maturidade, várias edições, investimento e é um programa do governo brasileiro, tem um papel relevante na consolidação de novos programas como o Engenheiro 3i, que é jovem, ainda precisa se aperfeiçoar, tem poucos recursos e é um programa interinstitucional, mas que busca a inovação na formação do engenheiro do futuro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.