EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS PRODUZIDOS NO BRASIL NOS ANOS 2013 a 2018
Palavras-chave:
Valores humanos, Educação, JuventudeResumo
O objetivo deste estudo é mapear as produções acadêmicas que se dedicaram ao estudo devalores humanos articulados ao contexto educacional e à prática escolar de professores brasileiros. Paratanto, empreendemos o levantamento de teses e dissertações no âmbito dos Programas de PósGraduação em Educação no Brasil, no banco de dados da Plataforma Sucupira, entre os anos de 2013 e2018, pelo qual compusemos um corpus significativo de 24 produções. Tais achados, apósinventariados,foram analisados a partir da metodologia da Análise Temática, como propõem Braun eClarck (2009), a qual se constituiu como nosso arcabouço epistemológico. Nossos resultadosorganizam-se em quatro categorias: a) um esforço deconceituação dos valores humanos; b) uma
persistente representação dos alunos de escola pública e de áreas periféricas como os principais sujeitos
alvo de uma educação em valores humanos; c) uma centralidade no papel da família para uma educação
em valores humanos; e d) da proposição religiosa e esportiva como meios eficazes de educação em
valores humanos. Disto isto, concluímos que há, nas dissertações e teses publicadas no período de 2013
a 2018 aqui delimitadas, uma conceituação de valores humanos no sentido de valores morais para a
formação cidadã de jovens da escola pública. Tal conceituação faz referência, eminentemente, a esses
valores como uma alternativa de combate à insegurança, à indisciplina e à violência na realidade destes
jovens cuja família é apontada como referência de ausência de modelos de boa conduta. Neste sentido,
o papel assumido pela religiosidade e pelo esporte servem como meios e modelos para educá-los em
valores humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.