EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS PRODUZIDOS NO BRASIL NOS ANOS 2013 a 2018

Autores

  • LIVIA SOUSA DA SILVA Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • WELINGTON DA COSTA PINHEIRO 2Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Valores humanos, Educação, Juventude

Resumo

O objetivo deste estudo é mapear as produções acadêmicas que se dedicaram ao estudo devalores humanos articulados ao contexto educacional e à prática escolar de professores brasileiros. Paratanto, empreendemos o levantamento de teses e dissertações no âmbito dos Programas de PósGraduação em Educação no Brasil, no banco de dados da Plataforma Sucupira, entre os anos de 2013 e2018, pelo qual compusemos um corpus significativo de 24 produções. Tais achados, apósinventariados,foram analisados a partir da metodologia da Análise Temática, como propõem Braun eClarck (2009), a qual se constituiu como nosso arcabouço epistemológico. Nossos resultadosorganizam-se em quatro categorias: a) um esforço deconceituação dos valores humanos; b) uma
persistente representação dos alunos de escola pública e de áreas periféricas como os principais sujeitos
alvo de uma educação em valores humanos; c) uma centralidade no papel da família para uma educação
em valores humanos; e d) da proposição religiosa e esportiva como meios eficazes de educação em
valores humanos. Disto isto, concluímos que há, nas dissertações e teses publicadas no período de 2013
a 2018 aqui delimitadas, uma conceituação de valores humanos no sentido de valores morais para a
formação cidadã de jovens da escola pública. Tal conceituação faz referência, eminentemente, a esses
valores como uma alternativa de combate à insegurança, à indisciplina e à violência na realidade destes
jovens cuja família é apontada como referência de ausência de modelos de boa conduta. Neste sentido,
o papel assumido pela religiosidade e pelo esporte servem como meios e modelos para educá-los em
valores humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

SOUSA DA SILVA, L. ., & DA COSTA PINHEIRO, W. . (2020). EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS PRODUZIDOS NO BRASIL NOS ANOS 2013 a 2018. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37507

Edição

Seção

Artigos