OS TRABALHADORES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NA SEGUNDA REPÚBLICA1 (1930-1945)
Palavras-chave:
Trabalhadores, Livros didáticos, Segunda RepúblicaResumo
O escrito objetivou analisar como as relações de trabalho são apresentadas nos
livros didáticos de História (atuais), utilizados pelos professores de História nas escolas
públicas estaduais e municipais brasileiras. Nos últimos 20 anos, vem ocorrendo a
distribuição de livros por meio de uma política de Estado, que ocasionou o surgimento de
um mercado editorial extremamente rentável, disputado por várias editoras. A cada três anos,
os livros são substituídos por novos, e são os professores, de modo geral, que escolhem
aqueles a serem utilizados no triênio seguinte. O estudo fundamentou-se na História Social
do Trabalho, elegendo como fontes de pesquisa a produção bibliográfica sobre o período e
a análise de cinco livros didáticos utilizados pelos professores de História das escolas públicas
municipais e estaduais em todo o território nacional, no triênio 2017-2019, buscando analisar
como os trabalhadores foram abordados nesses livros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.