OS TRABALHADORES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NA SEGUNDA REPÚBLICA1 (1930-1945)

Autores

  • JOÃO HENRIQUE ZANELATTO Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • RAYANE LAYRA DE SOUZA Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Trabalhadores, Livros didáticos, Segunda República

Resumo

O escrito objetivou analisar como as relações de trabalho são apresentadas nos
livros didáticos de História (atuais), utilizados pelos professores de História nas escolas
públicas estaduais e municipais brasileiras. Nos últimos 20 anos, vem ocorrendo a
distribuição de livros por meio de uma política de Estado, que ocasionou o surgimento de
um mercado editorial extremamente rentável, disputado por várias editoras. A cada três anos,
os livros são substituídos por novos, e são os professores, de modo geral, que escolhem
aqueles a serem utilizados no triênio seguinte. O estudo fundamentou-se na História Social
do Trabalho, elegendo como fontes de pesquisa a produção bibliográfica sobre o período e
a análise de cinco livros didáticos utilizados pelos professores de História das escolas públicas
municipais e estaduais em todo o território nacional, no triênio 2017-2019, buscando analisar
como os trabalhadores foram abordados nesses livros.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

ZANELATTO, J. H. ., & DE SOUZA, R. L. (2020). OS TRABALHADORES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NA SEGUNDA REPÚBLICA1 (1930-1945). Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38085

Edição

Seção

Artigos