Alfabetização de adultos
Palavras-chave:
Alfabetização, AdultosResumo
Desde 1985 vem sendo desenvolvido, na Faculdade de Letras {FALE} da UFMG, uma pesquisa sobre alfabetização de adultos, surgida da iniciativa de três professores do Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da FALE, sob cuja responsábilidade permaneceu até o primeiro semestre de 1987, quando o grupo de pesquisadores foi ampliado. Atualmente, o trabalho envolve professores da FAle (dos Departamentos de Linguistica, de Teoria da Literatura e de Letras Vernáculas) e da Faculdade de Educação (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino), cabendo ressaltar que, desde o seu início, vem contando com a participação de alunos da FALE, que atuam como bolsistas. Essa pesquisa tem como pressuposto básico a concepção segundo a qual dificuldades e erros não são aleatórios, mas decorrência imediata de hipóteses linguísticas com que operam os aprendizes. Nessa perspectiva, dificuldades e erros constituem “pistas” que favorecem a análise e reconstrução das hipóteses do aprendiz. Essa reconstrução possibilita o estabelecimento de parâmetros a serem utilizados na crítica e na reformulação do material utilizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.