Alfabetização de adultos

Autores

  • Daniel Alvarenga

Palavras-chave:

Alfabetização, Adultos

Resumo

Desde 1985 vem sendo desenvolvido, na Faculdade de Letras {FALE} da UFMG, uma pesquisa sobre alfabetização  de  adultos, surgida da iniciativa de três professores do Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da FALE, sob cuja responsábilidade permaneceu até o primeiro semestre de 1987, quando o grupo de pesquisadores foi ampliado. Atualmente, o trabalho envolve professores da FAle (dos Departamentos de Linguistica, de Teoria da Literatura e de Letras Vernáculas) e da Faculdade de Educação (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino), cabendo ressaltar que, desde o seu início, vem contando com a participação de alunos da FALE, que atuam como bolsistas. Essa pesquisa tem como pressuposto básico a concepção segundo a qual dificuldades e erros não são  aleatórios, mas decorrência imediata de hipóteses linguísticas com que operam os aprendizes. Nessa perspectiva, dificuldades e erros constituem “pistas” que favorecem a análise e reconstrução das hipóteses do aprendiz. Essa reconstrução possibilita o estabelecimento de parâmetros a serem utilizados na crítica e na reformulação do material utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Alvarenga, D. . (2023). Alfabetização de adultos. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42612

Edição

Seção

Pesquisa em andamento

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.