Facetas da literacia: processos da construção do sujeito letrado

Autores

  • Maria de Lourdes Dionísio

Palavras-chave:

Literacia

Resumo

Partindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com o que "acessórios", num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da literatura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Parrrrra além das estratégias Discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e do leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Dionísio, . M. de L. (2023). Facetas da literacia: processos da construção do sujeito letrado. Educação Em Revista, 22(44). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45365

Edição

Seção

Artigos