O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.57645Palavras-chave:
Inteligência artifical, Competências, Formação DocenteResumo
Este texto apresenta análises a partir da revisão realizada para o artigo “Reflexões sobre a inteligência artificial à luz dos fundamentos da educação profissional e tecnológica”. A crescente inserção da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional exige reformulações no processo de ensino-aprendizagem para garantir que o desenvolvimento dos estudantes continue sendo significativo. As ferramentas de IA generativa diferem de tecnologias anteriores ao possibilitarem a realização de tarefas complexas, muitas vezes superando a produção acadêmica dos próprios estudantes. Essa transformação levanta questões sobre a manutenção das competências (cognitivas, sociais, emocionais e profissionais) em um ambiente educacional fortemente influenciado pela IA. A IA tem impacto direto no currículo acadêmico, demandando abordagens técnicas e conceituais que permitam sua compreensão em um contexto social e histórico. Especialmente na educação profissional e tecnológica, sua integração é essencial para alinhar a formação acadêmica às novas exigências do mercado de trabalho. No entanto, a dependência excessiva dessas ferramentas pode comprometer o desenvolvimento crítico e analítico dos estudantes, exigindo a adaptação das metodologias avaliativas e pedagógicas. Ao mesmo tempo, a IA pode potencializar o aprendizado, facilitando o acesso à informação, a organização de conteúdos e a personalização do ensino. No entanto, sua utilização deve ser acompanhada de uma formação crítica para mitigar riscos como vieses algorítmicos e desigualdade no acesso às tecnologias. Dessa forma, cabe às instituições de ensino e aos formuladores de políticas públicas garantir uma implementação pedagógica adequada da IA, promovendo acesso equitativo, formação continuada para docentes e diretrizes claras para sua adoção no ambiente acadêmico.
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