A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita
Keywords:
computador, instrumentos de alfabetização, cultura escritaAbstract
O objetivo do trabalho é compreender o que ocorre com as crianças em processo inicial de aquisição da escrita quando utilizam o computador como suporte. Tomamos como referência os estudos sobre: letramentos ( M. Soares e B. Street); história da leitura e do livro (R.Chartier); pesquisas sobre gêneros textuais e trabalhos que buscam correlações entre aquisição inicial da escrita e suportes.Adotamos princípios da pesquisa qualitativa com proposta de intervenção colaborativa, convidando crianças de 06 anos a desenvolverem atividades de leitura, escrita e desenho no computador. Usamos procedimentos de observação, anotação, filmagem e entrevistas. Os resultados indicam que o computador é benéfico na alfabetização contemporânea, tendo em vista que seu uso já faz parte da cultura escrita.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.