A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita
Palavras-chave:
computador, instrumentos de alfabetização, cultura escritaResumo
O objetivo do trabalho é compreender o que ocorre com as crianças em processo inicial de aquisição da escrita quando utilizam o computador como suporte. Tomamos como referência os estudos sobre: letramentos ( M. Soares e B. Street); história da leitura e do livro (R.Chartier); pesquisas sobre gêneros textuais e trabalhos que buscam correlações entre aquisição inicial da escrita e suportes.Adotamos princípios da pesquisa qualitativa com proposta de intervenção colaborativa, convidando crianças de 06 anos a desenvolverem atividades de leitura, escrita e desenho no computador. Usamos procedimentos de observação, anotação, filmagem e entrevistas. Os resultados indicam que o computador é benéfico na alfabetização contemporânea, tendo em vista que seu uso já faz parte da cultura escrita.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.