A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita

Autores

  • Julianna Silva Glória
  • Isabel Cristina Frade

Palavras-chave:

computador, instrumentos de alfabetização, cultura escrita

Resumo

O objetivo do trabalho é  compreender o que ocorre com as crianças em processo inicial de aquisição da escrita  quando utilizam o computador como suporte. Tomamos como referência os estudos sobre: letramentos  ( M. Soares e B. Street); história da leitura e do livro (R.Chartier); pesquisas sobre gêneros textuais e trabalhos que buscam correlações entre aquisição inicial da escrita e suportes.Adotamos princípios da pesquisa qualitativa com proposta de intervenção colaborativa, convidando crianças de 06 anos a desenvolverem atividades de leitura, escrita e desenho no computador. Usamos procedimentos de observação, anotação, filmagem e entrevistas. Os resultados indicam que o computador é benéfico na alfabetização contemporânea, tendo em vista que seu uso já faz parte da cultura escrita.  

Biografia do Autor

  • Julianna Silva Glória
    Possui graduação em Letras -Licenciatura pela Universidade Vale do Rio Doce (1989), mestrado em Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação UFMG(2004) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação Ufmg (2011). Atualmente é docente do Instituto Sagrada Família e designada da FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, alfabetização e prática de leitura e escrita. 

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita. (2023). Educação Em Revista , 31(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21205

Artigos Semelhantes

1-10 de 1280

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.