Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil

Authors

  • Márcia Buss-Simão Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

educação infantil, cotidiano, espaço e tempo, ajustamentos primários e secundários.

Abstract

As reflexões tecidas nesse texto são um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída em que a pesquisa de campo foi conduzida em uma instituição pública de Educação Infantil da rede municipal de Florianópolis. Para trazer uma descrição a partir da perspectiva das crianças foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia como registros escritos, fotográficos e fílmicos. Nos limites desse artigo, serão desenvolvidas reflexões e análises que se referem a um recorte - momento do sono - dentro da rotina cotidiana vivida pelas crianças nessa instituição de educação infantil. Com as reflexões e análises se objetiva dar visibilidade tanto aos ajustamentos primários como aos ajustamentos secundários, no confronto dos espaços-tempos dos adultos e dos espaços-tempos das crianças. A intenção é analisar até que ponto as crianças se conformam e, de que modo, subvertem àquela organização dos espaços e tempos institucionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Márcia Buss Simão Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Linha de Ensino e Formação de Educadores Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação na Pequena Infância - NUPEIN

Published

2023-05-29

How to Cite

Buss-Simão, M. (2023). Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil. Educação Em Revista, 29(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21056

Issue

Section

Artigos