GÊNERO E GERAÇÃO
DIMENSÕES DO CUIDADO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação infantil, Processos geracionais, Relações de gênero, Cuidado, CriançasResumo
O artigo resulta de duas pesquisas etnográficas com crianças, realizadas em contextos públicos de Educação Infantil e tem por objetivo analisar as relações entre as dimensões do cuidado, gênero e geração, a partir do quadro teórico correspondente às principais referências utilizadas nas pesquisas, fundamentadas em perspectivas dos estudos sociais da infância, no diálogo com a teoria social. O confronto entre teoria e empiria permitiu aos estudos, a emergência de categorias e eixos temáticos que configuraram os resultados das suas análises, dos quais, elegeu-se uma categoria de cada pesquisa para discussão, ambas, circunscritas nas relações educativas com crianças. A análise resultante do diálogo entre as duas pesquisas (XXXXXXXXXX, 2012; XXXXX, 2019) anuncia as categorias gênero e geração como dimensões do corpo e das práticas a ele vinculadas no contexto coletivo da Educação Infantil, portanto, dimensões constitutivas das relações de cuidado, levando em conta outros determinantes sociais, como classe e etnia/raça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.