GÊNERO E GERAÇÃO

DIMENSÕES DO CUIDADO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Processos geracionais, Relações de gênero, Cuidado, Crianças

Resumo

O artigo resulta de duas pesquisas etnográficas com crianças, realizadas em contextos públicos de Educação Infantil e tem por objetivo analisar as relações entre as dimensões do cuidado, gênero e geração, a partir do quadro teórico correspondente às principais referências utilizadas nas pesquisas, fundamentadas em perspectivas dos estudos sociais da infância, no diálogo com a teoria social. O confronto entre teoria e empiria permitiu aos estudos, a emergência de categorias e eixos temáticos que configuraram os resultados das suas análises, dos quais, elegeu-se uma categoria de cada pesquisa para discussão, ambas, circunscritas nas relações educativas com crianças. A análise resultante do diálogo entre as duas pesquisas (XXXXXXXXXX, 2012; XXXXX, 2019) anuncia as categorias gênero e geração como dimensões do corpo e das práticas a ele vinculadas no contexto coletivo da Educação Infantil, portanto, dimensões constitutivas das relações de cuidado, levando em conta outros determinantes sociais, como classe e etnia/raça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Schumacker Lessa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pedagoga (2008), Mestre (2011) e Doutora (2019) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Doutorado-sandwich (2018) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

 

 

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC)

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina no (EED/UFSC)

Editora da Revista Zero-a-Seis

Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

Publicado

2021-08-19

Edição

Seção

Artigos