A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente
Keywords:
Produção de subjetividade, Complexidade, Prática docente, Grupo sistêmico complexoAbstract
O objetivo geral deste estudo foicompreender,sob a ótica sistêmica complexa, como a reflexão em grupo da prática docentepode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e saúde. Utilizou-seo estudo de caso de um grupo operativo, realizado em uma escola estadual dacidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, tendo como referencialteórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo (MORIN, 2002, 2003, 2005,2006, 2007, 2008). Como resultados percebemos que a reflexão propiciou umaauto-eco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suasproduções de subjetividade, indicando ser esta uma estratégia que produz saúdee satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticasdiárias.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.