A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente

Autores

  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Claudia Beatriz Jotz UNIRITTER
  • Nedio Seminotti TECNOPUC-PUCRS

Palavras-chave:

Produção de subjetividade, Complexidade, Prática docente, Grupo sistêmico complexo

Resumo

O objetivo geral deste estudo foicompreender,sob a ótica sistêmica complexa, como a reflexão em grupo da prática docentepode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e saúde. Utilizou-seo estudo de caso de um grupo operativo, realizado em uma escola estadual dacidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, tendo como referencialteórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo (MORIN, 2002, 2003, 2005,2006, 2007, 2008). Como resultados percebemos que a reflexão propiciou umaauto-eco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suasproduções de subjetividade, indicando ser esta uma estratégia que produz saúdee satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticasdiárias.

Biografia do Autor

  • Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisadora do Observatório da Educação – Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Tem produção e experiência nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Trajetórias Profissionais, Biografias Formadoras, Processos de Trabalho, Relações de Trabalho, Qualidade de Vida, Metodologias de Pesquisa, Gestão Educacional, Políticas Públicas e Indicadores de Qualidade - taxas de fluxo escolar (Evasão, Repetência/ Reprovação, Defasagem idade-série, Tempo médio de conclusão) e exames de proficiência.
  • Claudia Beatriz Jotz, UNIRITTER

    Doutora em Psicologia pela PUCRS (2012), Professora na UNIRITTER e colaboradora em Pós-graduação na UNISINOS. Consultora de empresas e coach.

  • Nedio Seminotti, TECNOPUC-PUCRS

    Psicólogo, Dr. em Psicologia pela UAM - España. Consultor para criatividade coletiva e inovação no CriaLab - TECNOPUC- PUCRS. Consultor para produção de saúde em grupos na Secretaria Estadual de Saúde - RS.

     

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente. (2023). Educação Em Revista , 31(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170

Artigos Semelhantes

1-10 de 1276

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)