FOREIGN LANGUAGE IN HIGHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF ITS OFFER IN BRAZILIAN UNIVERSITIES

Authors

Keywords:

Foreign Language, Higher Education, National Curriculum Guidelines

Abstract

This study focuses on the offer of a Foreign Language (FL) in national Higher Education, in view of the demands of the academic and professional spheres through the parameters of the globalized society and its influence on the internationalization process of universities. Therefore, a brief history of Higher Education Institutions in the country is presented, up to the configuration of recent institutional models, focusing on the New Law of Guidelines and Bases of the Brazilian Education (LDB) of 1996, which enabled the preparation of the National Curriculum Guidelines (DCN) and the reformulation of the curriculum at all levels of education. This way, following the need for mastery of a FL, especially the English Language (EL), considered as an academic lingua franca (JENKINS, 2013), a survey is carried out for the provision of FL in undergraduate courses based on opinions and decrees that they have guided their curricula over the last two decades, publicly available on the Ministry of Education and Sports (MEC) website. From the analysis of the files, mentions to the domain of FL were perceived, sometimes defined as EL and the Spanish language, and its offer is mainly related to the development of communicative competence and reading ability. Thus, it was observed that FL has the role of allowing access, participation and dissemination of academic research and extension activities globally, in addition to being related to the performance of the professional in training in view of current demands.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine de Castro, UFMS

Graduada em Letras Estrangeiras Modernas com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializada em Formação de Professores de Língua Materna e Língua Estrangeira: Práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É mestre em Estudos Linguísticos: Ensino-aprendizagem de Línguas pela UEM e atua como professora colaboradora na Unespar - Campus de Apucarana, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa I, II, III e IV no curso de Secretariado Executivo Trilíngue e de Inglês Instrumental no curso de Turismo, além de lecionar autonomamente Língua Inglesa e Alemã. É doutoranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Campus de Três Lagoas, na área de Estudos Linguísticos e inserida na linha de pesquisa em discurso, subjetividade e ensino de línguas.

Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira, UFMS

Ulisses Oliveira possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e Mestre na mesma área pela mesma universidade. Atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística na Graduação. Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na linha de pesquisa “Discurso, subjetividade e ensino de línguas”, e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). No contexto da Pós-Graduação, orienta alunos e ministra disciplinas variadas ligadas ao projeto de pesquisa que coordena ("Novos discursos e linguagens: perspectivas sistêmico-funcionais na análise de multimodalidade, cultura e ideologia na mídia"). Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de coordenar a disciplina de Inglês na modalidade híbrida blended learning na Escola de Negócios e Hospitalidade. Durante esse período, Ulisses também lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Como pesquisador, realiza estudos e tem publicações nas seguintes áreas: (a) ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação; (b) Linguística Sistêmico-Funcional, com enfoque na em persuasão e ideologia, em pesquisas de interface entre literatura e linguística; e (c) Filologia Portuguesa e literatura comparada, com estudos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Published

2023-02-15

How to Cite

de Castro, E., & Tadeu Vaz de Oliveira, U. (2023). FOREIGN LANGUAGE IN HIGHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF ITS OFFER IN BRAZILIAN UNIVERSITIES. Educação Em Revista, 38. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35876

Issue

Section

Artigos