LA LENGUA EXTRANJERA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ANÁLISIS DE SU OFERTA EN LAS UNIVERSIDADES BRASILEÑAS

Autores/as

Palabras clave:

Lengua Extranjera, Educación Superior, Directrices Curriculares Nacionales

Resumen

Este estudio se centra en la oferta de Lengua Extranjera (LE) en la Educación Superior nacional, ante las demandas del ámbito académico y profesional a través de los parámetros de la sociedad globalizada y su influencia en el proceso de internacionalización de las universidades. Así, se presenta una breve historia de las Instituciones de Educación Superior en el país, hasta la configuración de modelos institucionales recientes, enfocándose en la Nueva Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB) de 1996, que permitió la elaboración de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) y reformulación curricular en todos los niveles educativos. De esta forma, ante la necesidad de dominio de una LE, especialmente la Lengua Inglesa (LI), considerada como lengua franca académica (JENKINS, 2013), se realiza una investigación cerca de la oferta de LE en cursos de grado a partir de dictámenes y decretos que han guiado sus planes de estudio durante las últimas dos décadas, puestos a disposición del público en el sitio del Ministerio de Educación y Deportes (MEC). A partir del análisis de los archivos se percibieron menciones al dominio de LE, en ocasiones definido como LI y la lengua española, y su oferta está relacionada con el desarrollo de la competencia comunicativa y la capacidad lectora. Así, se observó que LE tiene el rol de permitir el acceso, participación y difusión de las actividades de investigación y extensión académica a nivel global, además de estar relacionado con el desempeño del profesional en formación ante las demandas actuales.

 

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Biografía del autor/a

Elaine de Castro, UFMS

Graduada em Letras Estrangeiras Modernas com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializada em Formação de Professores de Língua Materna e Língua Estrangeira: Práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É mestre em Estudos Linguísticos: Ensino-aprendizagem de Línguas pela UEM e atua como professora colaboradora na Unespar - Campus de Apucarana, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa I, II, III e IV no curso de Secretariado Executivo Trilíngue e de Inglês Instrumental no curso de Turismo, além de lecionar autonomamente Língua Inglesa e Alemã. É doutoranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Campus de Três Lagoas, na área de Estudos Linguísticos e inserida na linha de pesquisa em discurso, subjetividade e ensino de línguas.

Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira, UFMS

Ulisses Oliveira possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e Mestre na mesma área pela mesma universidade. Atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística na Graduação. Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na linha de pesquisa “Discurso, subjetividade e ensino de línguas”, e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). No contexto da Pós-Graduação, orienta alunos e ministra disciplinas variadas ligadas ao projeto de pesquisa que coordena ("Novos discursos e linguagens: perspectivas sistêmico-funcionais na análise de multimodalidade, cultura e ideologia na mídia"). Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de coordenar a disciplina de Inglês na modalidade híbrida blended learning na Escola de Negócios e Hospitalidade. Durante esse período, Ulisses também lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Como pesquisador, realiza estudos e tem publicações nas seguintes áreas: (a) ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação; (b) Linguística Sistêmico-Funcional, com enfoque na em persuasão e ideologia, em pesquisas de interface entre literatura e linguística; e (c) Filologia Portuguesa e literatura comparada, com estudos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Publicado

2023-02-15

Cómo citar

de Castro, E., & Tadeu Vaz de Oliveira, U. (2023). LA LENGUA EXTRANJERA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ANÁLISIS DE SU OFERTA EN LAS UNIVERSIDADES BRASILEÑAS. Educação Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35876

Número

Sección

Artigos