Alfabetização na escola pública: relato de uma experiência

Autores/as

  • Maria José Braga Viana

Palabras clave:

Alfabetização, Escola pública

Resumen

O estudo objetiva, a partir da realização de uma experiência de alfabetização, analisar questões de conteúdo e forma  no mesmo processo. O conteúdo emerge da praitica social dos alunos. Os pressupostos e diretrizes de ação explicitados antes e durante o processo foram a compreensão da necessidade da escola de orientar o seu trabalho na busca do entendimento da realidade: a vida como contexto fundamental de aprendizagem; o trabalho ccmo elemento norteador da experiência; a leitura, um processo único de dominio da língua e compreensão da realidade; o caráter político e seletivo da escola, que contribute para a marginalidade dos alunos oriundos das classes sociais mais pobres.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Dissertações e teses

Cómo citar

1.
Alfabetização na escola pública: relato de uma experiência. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 25];6(12). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43904