INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS

Autores/as

  • Cristiane Queiroz de Souza Assunção Rede Particular de Ensino de Belo Horizonte/ MG

Palabras clave:

Infância, Desenvolvimento. Representações Sociais

Resumen

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento, partindo da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças, e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na revista. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna.

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Biografía del autor/a

Cristiane Queiroz de Souza Assunção, Rede Particular de Ensino de Belo Horizonte/ MG

Educação Física Escolar

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Assunção, C. Q. de S. (2023). INFÂNCIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA REVISTA PAIS E FILHOS. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21038

Número

Sección

Artigos