O VAGABONDING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A “DESCONSTRUÇÃO FENOMENOLÓGICA” EM PROGRAMAS EXPERIENCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Cae Rodrigues Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Meio ambiente, Aprendizagem experiencial, Pedagogia crítica

Resumen

O artigo tem como objetivo central destacar o valor potencial do “vagabonding” como estratégia pedagógica em programas de aprendizagem experiencial de educação ambiental, sustentando-se na importância da “desconstrução/reconstrução fenomenológica” em processos educativos críticos. A proposta do “vagabonding” (“lazer vagabundo”) é fundamentada por vivências perceptivas/sensoriais com o ambiente que permitam a construção de relações espaço-temporais que causem certo “desconforto” e “estranheza”, assim como o distanciamento de objetivos centrados no “desempenho” (performance). Tal proposta se justifica pela consideração de que esse tipo de vivência pode criar espaços com potenciais aberturas para discutir diferentes aspectos estéticos, éticos e políticos que envolvem as relações ser humano (sociedade) / mundo (natureza). Assim, enquanto vivência sociocultural “alternativa”, o “vagabonding” teria como principal contribuição a potencial incorporação de uma concepção fenomenológica de tempo e de espaço que possibilite a “desconstrução/reconstrução” de conceitos/ideias socialmente “naturalizados”, um importante passo ao encontro dos objetivos das teorias críticas/pós-críticas de educação.

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Biografía del autor/a

Cae Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto FEF/UFS
Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Pesquisador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (UFSCar)
Membro Associado Internacional do Education, Environment and Sustainability Faculty Research Group (Monash)
Pesquisador do Grupo de Estudos em Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências (UFSCar)
Academia.edu: <https://ufs-br.academia.edu/CaeRodrigues/>

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Rodrigues, C. (2023). O VAGABONDING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A “DESCONSTRUÇÃO FENOMENOLÓGICA” EM PROGRAMAS EXPERIENCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21163

Número

Sección

Artigos