A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E LACUNAS
Palabras clave:
Internacionalização. Educação superior. Produção científica.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a produção científica realizada em uma década de estudos sobre internacionalização da educação superior. Para isso, utilizou-se a base de dados ISI Web of Science/Knowledge como fonte de pesquisa e seleção dos artigos publicados sobre o tema no período de 2004 a 2013. De forma geral, os artigos selecionados foram analisados por meio de uma revisão sistemática, com foco nos aspectos metodológicos utilizados pelos artigos mais citados na academia. Os resultados mostram um número crescente de estudos na área, a inexistência de grupos de pesquisa consolidados e a dispersão das publicações em diferentes journals. Além disso, a análise dos artigos mais citados no período analisado aponta para um relativo equilíbrio entre trabalhos teóricos e teórico-empíricos, com predomínio do uso da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso nos artigos teórico-empíricos.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.