Organização do processo de trabalho docente: uma análise crítica
Palabras clave:
Teoria Econômica, Educação e Trabalho, Organização do Trabalho DocenteResumen
Neste estudo, pretende-se abordar a questão da organização do processo de trabalho docente de forma concreta, isto, no interior do modo de produção capitalista. Assim, a escola será vista como uma das instituições encarregadas da produção de trabalhadores que devem apresentar um determinado tipo de produção e treinamento. Para tanto, a escola terá de se organizar de uma certa forma, e esse tipo de organização determina o uso da força de trabalho do docente. Pretende-se, ainda, ver a organização do processo de trabalho, os diferentes procedimentos didáticos, em suma, a tecnologia em sentido lato, como materialização de relações sociais. A partir daí, procura-se levantar algumas conseqüências práticas e teóricas desse tipo de abordagem. Pretendemos abordar, neste estudo, a questão da organização do processo de trabalho docente no seu devido lugar social e histórico, isto é, na forma determinada pelo modo de produção capitalista. Ou seja, não trataremos de uma forma de organização em si ou em sentido abstrato, mas de uma forma concreta, tendo em vista que: ...para modificar a natureza humana geral de tal modo que ela alcance habilidade e destreza em determinado ramo de trabalho, tornando-se força de trabalho desenvolvida e específica, é preciso determinada formação ou educação, que por sua vez, custa uma soma maior ou menor de equivalentes mercantis.
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