Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação

Autores/as

  • João Valdir Alves de Souza

Palabras clave:

Sociologia, Teoria Sociológica, Sociologia da Educação

Resumen

Este artigo, escrito de forma bem didática, tem o propósito de esclarecer os principais pressupostos teórico-metodológicos de três autores clássicos do pensamento sociológico e a maneira pela qual esses autores incorporaram, em suas diferentes abordagens, a questão educacional. Visto que o termo educação tem sido tratado como sinônimo de escola, chamo a atenção para a especificidade da tarefa instrutiva da escola face à amplitude da tarefa educativa, que ultrapassa as fronteiras dos muros escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Souza, J. V. A. de. (2023). Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação. Educação Em Revista, 13(20-25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42537