Aula de português: discurso, conhecimento e escola
Palabras clave:
Português, Conhecimento, EscolaResumen
O trabalho teve por objeto o estudo das relações entre os conhe- cimentos que se transmitem na aula de Português e a atividade mesma de tramissão, compreendida como uma atividade discursiva. Para o estudo desse objeto, malizou-se um estudo exploratório, de caráter naturalístico: selecionou- se uma turma de 5°- série, de escola pública que atende às camadas populares, e procurou-se, com base nesse campo de estudo, descrever e analisar o discurso produzido na interação entre professor e alunos. Em sua maior parte, os instrumentos utilizados na análise dos dados foram extraídos do campo de estudos que abordam a linguagem em funcionamento. Eles permitiram mostrar que a atividade discursiva na aula de Português realiza um efeito de discurso através de três mecanismos — síntese, repetição e apropriação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.