Aula de português: discurso, conhecimento e escola
Palavras-chave:
Português, Conhecimento, EscolaResumo
O trabalho teve por objeto o estudo das relações entre os conhe- cimentos que se transmitem na aula de Português e a atividade mesma de tramissão, compreendida como uma atividade discursiva. Para o estudo desse objeto, malizou-se um estudo exploratório, de caráter naturalístico: selecionou- se uma turma de 5°- série, de escola pública que atende às camadas populares, e procurou-se, com base nesse campo de estudo, descrever e analisar o discurso produzido na interação entre professor e alunos. Em sua maior parte, os instrumentos utilizados na análise dos dados foram extraídos do campo de estudos que abordam a linguagem em funcionamento. Eles permitiram mostrar que a atividade discursiva na aula de Português realiza um efeito de discurso através de três mecanismos — síntese, repetição e apropriação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.