Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexão

Autores/as

  • Vanna Iori

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Pedagogia, Epistemologia

Resumen

O presente texto aborda a Filosofia da Educação como saber e suas relações com a Educação, com a Pedagogia, com as Ciências da Educação e com a própria Filosofia. Mostra como a influência de tendências positivas sobre o saber pedagógico, fundamentadas num reducionismo do conceito de cientificidade, contribuiu para uma visão negativa da Filosofia da  Educação. Sustenta a tese de que uma atividade que tenha o objetivo de organizar uma consistente fundamentação teórica para a Pedagogia, abrangendo sua lógica, suas metodologias e seus modelos, suas relações com as ciências, seu significado, não pode se realizar senão buscando o auxílio da Filosofia da Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Iori, V. (2023). Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexão. Educação Em Revista, 19(37). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45089