Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
Palavras-chave:
Avaliação, Intervenção na educação básica, Educação Física.Resumo
Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo. Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.
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