Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
Palavras-chave:
Avaliação, Intervenção na educação básica, Educação Física.Resumo
Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo. Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.