A potência das imagens na obra de Roberto Alvim

Diagramação, dramaturgia e encenação

Autores

  • Felipe Cordeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.232-244

Palavras-chave:

Roberto Alvim, imagem, diagramação, dramaturgia, teatro

Resumo

Partindo de estudos acerca das sobrevivências das imagens no teatro e na literatura, este trabalho coteja três aspectos da obra de Roberto Alvim: diagramação, dramaturgia e encenação; propondo, assim, um panorama pelo viés imagético de sua produção. A abordagem metodológica específica dessas três instâncias se justifica pela relação intrínseca existente entre elas e pelo fato de que seu processo de criação e organização definirá, posteriormente, a forma de visibilidade do objeto artístico produzido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Cordeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FALE/UFMG, na área de Literaturas Modernas e Contemporâneas e na linha de pesquisa Literaturas, outras Artes e Mídias. Realiza pesquisa de aperfeiçoamento científico em Recepção Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Bacharel em Interpretação Teatral pela EBA/UFMG.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: BARTHOLOMEU, Cezar (Org.). Dossiê Warburg. Arte & Ensaios n. 19. Rio de Janeiro: PPGAV/ Escola de Belas Artes, UFRJ, Dezembro de 2009, p. 118-143.

ANDRADE, Welington. Memento mori. São Paulo: Revista Cult. Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2014/02/memento-mori/>. Acesso em: 02/jul./2016.

ARBEX, Márcia; BARBOSA, Márcio Venício; CASA NOVA, Vera (Org.). Interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

ALVIM, Roberto. A ambição da originalidade. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, Entrevista concedida a Luciana Romagnolli e Soraia Belusi, 05 abr. 2013. Disponível em: <http://www.horizontedacena.com/a-ambicao-da-originalidade-entrevista-comroberto-alvim-2/>. Acesso em 30/jun./2016.

ALVIM, Roberto. Dramáticas do transumano e outros escritos seguidos de Pinokio. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buorgemino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. 4ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

BUTOR, Michel. Sobre a escrita e a arte. Trad. Márcia Arbex e Lívia Cristina Lopes Chaves. Belo Horizonte: viva voz, FALE/ UFMG, 2011.

CHRISTIN, Anne-Marie. A imagem enformada pela escrita. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro. Lineamentos de uma nueva teatrología. Trad. Cecilia Prenz. Buenos Aires: Galerna, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el tempo: história del arte y anacronismo de las imágenes. Trad. Antonio Oviedo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2011a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011b.

KATTENBELT, Chiel. O teatro como arte do performer e palco da intermidialidade. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (Orgs). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea – Volume 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.

LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. Trad. Márcia Arbex. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Trad. Thais Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

ROJO, Sara. Teatro latino-americano em diálogo: produção e visibilidade. Belo Horizonte: Javali, 2016.

SEDLMAYER, Sabrina. Devolver ao uso comum: sobre a profanação da imagem em Giorgio Agamben e Lars Von Trier. In: ARBEX, Márcia; BARBOSA, Márcio Venício; CASA NOVA, Vera (Orgs). Interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ESPETÁCULOS

CLUB NOIR. Genesis, dramaturgia de Roberto Alvim e direção de Juliana Galdino, 2015.

CLUB NOIR. Pinokio, dramaturgia e direção Roberto Alvim, 2011.

CLUB NOIR. Tríptico Samuel Beckett, dramaturgia e direção Roberto Alvim, 2014.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>