A geografia rebelde de Emily Dickinson

entre o exílio e a publicidade

Autores

  • Derick Davidson Santos Teixeira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.3.32-49

Palavras-chave:

Emily Dickinson, manuscritos, exílio, Neutro

Resumo

Em um impulso de crítica genética, a partir de um manuscrito de Emily Dickinson, o artigo reflete sobre três marcas do exílio na obra da escritora: o exílio da poeta, o exílio do eu lírico de “I’m nobody” e o exílio semântico – característico do território do Neutro, elaborado por Roland Barthes. Nesse percurso, percorremos a obra da poeta e sua fortuna crítica, cotejando-as com formulações teóricas de Roland Barthes, Jacques Lacan, Maurice Blanchot e Jacques Derrida para elucidar também os espinhos do processo editorial e o estorvo do indecidível, os quais evocam a experiência do Neutro como escoamento do sentido unívoco. Ver-se-á que, exilada sob a exigência da obra, Dickinson compõe uma geografia rebelde, sugerindo que a experiência poética resiste aos mapeamentos simbólicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARTHES, R. La peinture et l’écriture des signes. Colóquio Artes, 18-19, abril-junho de 1974, p. 23 – 25, 1974.

BARTHES, R. Le neutre. Éditions du Seuil, 2002a.

BARTHES, Roland. L’image. In._____ Oeuvres complètes, vol. V. Paris: Seuil, 2002a, p. 510-520.

BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, R. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARTHES, R. Elementos de semiologia. Tradução de Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2012.

BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Edições 70, 2015.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CAMERON, S. Choosing Not Choosing. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

CAMERON, S. Dickinson’s Fascicles. In. GRABHER, Gudrun; HAGEBBUCHLE, Roland; MILLER, Cristanne (Org.) The Emily Dickinson Handbook. University of Massachusetts, p.139-160, 1998.

CARSON, A. Short Talks. Toronto: Brick Books, 2015.

BRANCO, L. A branca dor da escrita: três tempos com Emily Dickinson. Tradução dos poemas e cartas de Fernanda Mourão. Rio de Janeiro: 7letras, 2003.

DELEUZE, G. Gaguejou. In. _____. Crítica e clínica. 2. Ed. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, p. 138-146, 2011

DERRIDA, J. A farmácia de Platão. Tradução de Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 2015.

DICKINSON, E. Collected Poems. Philadelphia: Courage Book, 1999.

DICKINSON, E. Letters of Emily Dickinson. New York: Dover publications, 2003.

DICKINSON, E. The Poems of Emily Dickinson. Cambridge: Harvard University Press, 2005.

DICKINSON, E. Eu sou Ninguém! Quem é você?. In. MOURÃO, F. 117 e outros poemas: à procura da palavra de Emily Dickinson. 2008. 271 f. Tese (Pós-Graduação em Letras), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 288-481, 2008.

DICKINSON, E. Emily Dickinson: não sou ninguém. Tradução de Augusto de Campos. Campinas: UNICAMP, 2009.

DICKINSON, E. Manuscrito de “I’m nobody”. Houghton Library, Harvard University, Cambridge, MA Dickinson, Emily, 1830-1886. Poems: Packet VIII, Fascicle 11. Includes 20 poems, written in ink, ca. 1861. Houghton Library, Harvard University, Cambridge, Mass. Houghton Library - (35a, b) I’m Nobody! Who are you? J288, Fr260; I held a Jewel in my fingers, J245, Fr261. Disponível em: <https://www.edickinson.org/editions/1/image_sets/235484>. Acesso em Outubro de 2023.

FREUD, S. As pulsões e seus destinos. Tradução de Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Maria Rita Moraes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

GILBERT, S. The madwoman in the Attic: the woman writer and the nineteenth-century literary imagination. 2ed. New Haven: Yale University Press, 2000.

LACAN, J. Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In. ______. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 807-842.

LACAN, J. O seminário 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

LLANSOL, Maria Gabriela. O livro das comunidades: geografia de rebeldes. Rio de Janeiro: 7letras, 2014.

LOPES, S. R. Literatura, defesa do atrito. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2022.

MOURÃO, F. 117 e outros poemas: à procura da palavra de Emily Dickinson. 2008. 271 f. Tese (Pós-Graduação em Letras), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

NASCIMENTO, E. Derrida e a literatura. São Paulo: E realizações, 2015.

SEWALL, R. The Life of Emily Dickinson. Farrar Straus & Giroux, 1974.

WOOLF, V. The Waves. London: The Hogarth Press, 1990.

WYLDER, E. The Controversy Revisited. American Literary Realism, Vol. 36, No. 3, p. 206-224, 2004.

Downloads

Publicado

2025-07-02