Ao vivo direto da Rússia: a Copa do Mundo formatada para televisão

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Fernando Vannier Borges

Resumo

Como megaevento esportivo, a Copa do Mundo tem uma grande capacidade de gerar atenção da Mídia. Entre os diferentes tipos de suporte, a televisão é o veículo mais relevante na difusão do futebol, tendo desenvolvido uma relação de simbiose com as organizações esportivas. Consciente da importância desse relacionamento, desde a década de 1960, a FIFA investe bastante da sua atenção na transmissão televisiva da Copa do Mundo, seu principal produto e sua maior fonte de recursos financeiros. Através da análise da versão de 2018 do Manual de Produção para TV da FIFA, pretendemos ver de que maneira a instituição contribui para a transformação da Copa do Mundo em um produto de televisão. Os resultados mostram que a FIFA passa a incorporar a lógica da mídia em suas ações e é responsável pela forma como a Copa do Mundo é transmitida para as emissoras oficiais.

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Seção

DOSSIÊ

Biografia do Autor

Fernando Vannier Borges, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia

Fernando Borges é doutor em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade Pantheon-Assas (Paris 2). Foi professor da Universidade de Santiago, Cabo Verde, por três anos, onde coordenou a Licenciatura em Comunicação Social. Fernando é formado em Comunicação Social / Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem Mestrado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra.

Como Citar

Ao vivo direto da Rússia: a Copa do Mundo formatada para televisão. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 3, n. 2, p. 88–108, 2019. DOI: 10.17851/2526-4494.3.2.88-108. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13872. Acesso em: 20 dez. 2024.
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