Meandros da fidelização econômico-torcedora perfis dos consumidores e motivadores do ingresso nos programas sócio-torcedor de clubes cariocas

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Jimmy Medeiros
Philippe Guedon

Resumo

O presente artigo busca contribuir com o debate em torno das “disputas simbólicas e motivadoras” relacionadas aos Programas Sócio-torcedores, modalidade de relacionamento entre associações esportivas e os seus fãs. Iniciativa marcante do futebol moderno, representa a  fidelização e aproximação entre clubes e torcedores por meio de uma vinculação contratual com retribuição financeira em direção ao clube. A análise do artigo busca contribuir com o olhar dos torcedores que optam pela adesão aos programas, identificando os fatores que influenciam a tomada de decisão e de que maneira funciona essa relação contratada. Para isso, o presente artigo apresenta os dados produzidos por um survey on-line sobre a experiência recente dos programas de quatro grandes clubes da capital carioca. Como resultado, o trabalho organiza um perfil do sócio-torcedor em perspectiva comparada, além de dimensionar os motivadores da adesão são multidimensionais, tendo variações entre fatores exclusivamente racionais e outros de ordem social/emocional. No polo racional, as vantagens na compra de ingresso ou a sua exclusividade para sócios-torcedores são um fator de peso na tomada de decisão.

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Meandros da fidelização econômico-torcedora: perfis dos consumidores e motivadores do ingresso nos programas sócio-torcedor de clubes cariocas. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 9, n. 1, p. 188–217, 2024. DOI: 10.35699/2526-4494.2024.46525. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/46525. Acesso em: 24 dez. 2024.
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