Sou apenas um procurador de amigos

Contenido principal del artículo

Gustavo Cerqueira Guimarães

Resumen

Em "Sou apenas um procurador de amigos" [vídeo-poema], título retirado de O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, constrói uma poética da amizade feita de fragmentos, cacos e restos – encontros parciais, mas vitais. A voz lírica encena a experiência afetiva em imagens de jogo, partilha e incompletude, em contraponto aos ideais de totalidade. O amigo surge em cenários urbanos de La Paz – a esquina, o bar, o campo – ligado à cultura, à política e ao futebol do altiplano, espaço emblemático da América Latina. Essa travessia comum, marcada por perdas, envelhecimento e resistência, é sustentada pela palavra poética, que reinscreve os vínculos como gesto de sobrevivência. Nesse caminho, o eu assume a amizade como eixo ético.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalles del artículo

Sección

POÉTICA

Biografía del autor/a

Gustavo Cerqueira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Gustavo Cerqueira Guimarães possui Doutorado (2012) e Mestrado (2005) em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG, com trabalhos na Área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada que contemplam a obra poética do português Al Berto e do romancista brasileiro João Gilberto Noll. Possui Graduação em Letras/Licenciatura (2012) e Psicologia Clínica (1999) pela PUC-Minas. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2018), intitulada A tabelinha entre o futebol e outras práticas poéticas no Brasil - linha de pesquisa: Literatura, outras Artes e Mídias. Foi professor-leitor de Literatura Brasileira na Universidade Eduardo Mondlane e no Instituto Guimarães Rosa-Maputo, em Moçambique, pelo Ministério das Relações Exteriores (2019-2023). Tem experiência como Professor de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, Edição, Teoria da Literatura e Literatura Comparada, além de experiência como editor-chefe e preparador de textos dos periódicos Em Tese (2012-2015) e FuLiA/UFMG (2016-atual), ambos da Faculdade de Letras da UFMG. Vice-líder do grupo de pesquisas FULIA (Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da UFMG) e membro do GEED (Grupo de Estudos Estéticas Diaspóricas da UFVJM). Atualmente, atua como coordenador de projetos na área de Linguagem da Secretaria Municipal de Educação de Lajinha/MG.

Cómo citar

Sou apenas um procurador de amigos. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 10, n. 3, p. 198–200, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2025.v10.61724. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/61724. Acesso em: 15 jan. 2026.

Referencias

Sou apenas um procurador de amigos: Bolívar x El Minero | Clipoema 11.

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pJHpXLMjp9s.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>